sexta-feira, 15 de junho de 2012

O desafio (e oportunidade) da gestão nas pequenas empresas


Em geral, as empresas de médio e pequeno porte têm dificuldades de acesso à tecnologia e a recursos para financiar suas operações e apresenta desvantagens em virtude de sua baixa escala. Ocorre que, quando bem geridas, essas empresas podem superar essas dificuldades por conta de uma maior flexibilidade e rapidez nas intervenções.

A estrutura hierárquica dessas empresas permite que as decisões sejam tomadas de forma mais rápida e assertiva, já que normalmente os sócios centralizam essas ações. Aliado a este ponto temos a proximidade com o mercado de atuação e com o cliente, que permitem a este tipo de empresa responder mais prontamente às adversidades (ou oportunidades) colocadas pelo mercado e atender melhor as necessidades de seus clientes.

Para tanto, porém, é fundamental que essas empresas tenham a consciência da importância da profissionalização na gestão para que esses desafios possam ser superados e a empresa gere valor para o empreendedor. As boas práticas de gestão não se aplicam somente às grandes corporações e a sua adoção por meio de medidas simples tais como a separação entre as finanças dos sócios e da empresa, um bom planejamento estratégico e financeiro e o mapeamento dos processos, pode contribuir para a sustentabilidade do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário